Você está em: Notícias»O historiador Carlos Mondini foi homenageado pela Câmara Municipal de Ascurra com moção de aplausos

O historiador Carlos Mondini foi homenageado pela Câmara Municipal de Ascurra com moção de aplausos por sua contribuição e estudos que serviram de base para o Projeto de Lei Estadual que reconhece o município de Ascurra, como a cidade Berço da Colonização Vêneta em Santa Catarina. De seu estudo se extrai: Os primeiros imigrantes italianos, designados a ocupar as primeiras terras da Colônia de Ascurra, aportaram em Itajaí, em setembro de 1876, no entanto, a história da origem de Ascurra inicia-se em 1874, quando o Dr. Hermann Blumenau enviou agrimensores para mapear e delimitar os lotes nas proximidades do Ribeirão São Paulo. Na ocasião, foi dado a localidade o nome de “Ascurra” em homenagem a vitória decisiva das forças brasileiras na Guerra do Paraguai em 1869, em que o exército paraguaio se deu por vencido. Sendo assim, quando os primeiros imigrantes chegam nessas terras, no ano de 1876, o território a que vieram povoar já possuía um nome. Os primeiros imigrantes a povoarem Ascurra vieram pelo Ribeirão São Pedro em Rodeio, entrando na linha colonial Ribeirão São Paulo. Esta foi a primeira comunidade de Ascurra, onde instalaram-se imigrantes oriundos da região do Vêneto, Lombardia e do Tirol. Os tiroleses eram súditos austríacos de fala italiana, entre estes a nacionalidade italiana só seria criada em solo brasileiro, pelo desejo de pertencimento ao povo italiano como haviam sido seus antepassados, direito este que se confundia com os novas transformações sociais ocorridas no continentes Europeu, entre estas, o surgimento da Itália unificada no ano de 1871. Os primeiros moradores começaram a se instalar em Ribeirão São Paulo em novembro de 1876. Em dezembro do mesmo ano, chegava outra leva de imigrantes, de quase totalidade Vênetos, que seguindo mata adentro foram os fundadores de Guaricanas. Esses imigrantes, de língua e cultura absolutamente italiana, procedentes de localidades da atual Região do Vêneto, na Itália, foram os primeiros Vênetos a se estabelecerem em Santa Catarina, sendo pioneiros da introdução dessa cultura que orgulha e projeta social e economicamente o Estado de Santa Catarina e o município de Ascurra. A identidade e a manutenção das tradições ainda fortemente preservadas e que resulta por destaque e orgulho dos moradores de Ascurra, unidas a condição de município que primeiro abrigou imigrantes Vênetos no Estado de Santa Catarina, dão ao Município de Ascurra a condição de “Berço da Imigração Vêneta em Santa Catarina”.