Você está em: Município»História

História

[image]Ascurra é um município brasileiro da região sul, localizado no estado de Santa Catarina, na mesorregião do Vale do Itajaí, microrregião de Blumenau. Localiza-se a uma latitude 26º57'19" sul e a uma longitude 49º22'32" oeste, estando a uma altitude de 88 metros. Sua população estimada em 2011 era de 7.449 habitantes. Possui uma área de 111,67 km².

A história de Ascurra começou quando o Governo de Santa Catarina decidiu a criação do município por força da Lei Estadual nº 878, de 1º de abril de 1963.

Porém, seu passado, modo de viver e costumes são mais restritas ao município de Rodeio. Tanto em Rodeio como em Ascurra, são predominantes os elementos originários da Itália. A agricultura, mais precisamente a rizicultura constituem a principal atividade econômica do município.

A instalação do município de Ascurra ocorreu no dia 7 de abril de 1963. O Governo de Santa Catarina nomeou como primeiro prefeito o senhor José Buzzi que assumiu o poder executivo municipal naquele dia. Na eleição municipal de Ascurra em 1963, o primeiro prefeito que a população elegeu Leandro Possamai.